O que é Avaliação de Empresas (Valuation)?
Avaliação refere-se ao processo de determinar o valor presente de uma empresa ou de um ativo. Isso pode ser feito usando várias técnicas. Os analistas que desejam atribuir valor a uma empresa normalmente analisam a gestão do negócio, os lucros futuros prospectivos, o valor de mercado dos ativos da empresa e a composição da estrutura de capital.
A avaliação também pode ser usada para determinar o valor justo de um título, que depende do valor que um comprador está disposto a pagar a um vendedor, com a suposição de que ambas as partes entrarão na transação.
Durante a negociação de um título em uma Bolsa, vendedores e compradores ditarão o valor de mercado de um título ou ação. No entanto, valor intrínseco é um conceito que se refere ao valor percebido de um título com base em ganhos futuros ou outros atributos da entidade que não estão relacionados ao valor de mercado de um título. Portanto, o trabalho dos analistas ao fazer a avaliação é saber se um ativo ou uma empresa está subvalorizada ou supervalorizada pelo mercado.
As avaliações podem ser realizadas em ativos ou passivos, como títulos da empresa. Eles são necessários por vários motivos, incluindo transações de fusão e aquisição, orçamento de capital, análise de investimentos, litígios e relatórios financeiros.
Razões para realizar um Valuation
A avaliação de negócios para uma empresa é um exercício importante, pois pode ajudar na melhoria da empresa. Aqui estão algumas das razões para realizar uma avaliação de negócios.
#1 Contencioso
Durante um processo judicial, como um caso de lesão corporal, divórcio ou quando houver um problema com o valor do negócio, talvez seja necessário fornecer provas do valor da sua empresa para que, em caso de danos, eles sejam baseados no valor real dos seus negócios e não valores inflacionados estimados por um advogado.
#2 Planejamento da estratégia de saída
Nos casos em que há um plano para vender um negócio, é aconselhável criar um valor básico para a empresa e, em seguida, elaborar uma estratégia para aumentar a lucratividade da empresa, de modo a aumentar seu valor como estratégia de saída. Sua estratégia de saída de negócios precisa começar cedo o suficiente antes da saída, abordando transferências involuntárias e voluntárias.
Uma avaliação com atualizações anuais manterá o negócio pronto para vendas inesperadas e esperadas. Também garantirá que você tenha informações corretas sobre o valor justo de mercado da empresa e evitará perdas de capital devido à falta de clareza ou imprecisões.
#3 Comprando um negócio
Embora vendedores e compradores geralmente tenham opiniões diversas sobre o valor do negócio, o valor real do negócio é o que os compradores estão dispostos a pagar. Uma boa avaliação de negócios analisará as condições de mercado, renda potencial e outras preocupações semelhantes para garantir que o investimento que você está fazendo seja viável. Pode ser prudente contratar um corretor de negócios que possa ajudá-lo com o processo.
#4 Vendendo um negócio
Quando você quer vender seu negócio ou empresa para terceiros, você precisa ter certeza de que recebe o que vale a pena. O preço pedido deve ser atraente para potenciais compradores, mas você não deve deixar dinheiro na mesa.
#5 Planejamento estratégico
O verdadeiro valor dos ativos pode não ser demonstrado com um cronograma de depreciação e, se não houver ajuste do balanço patrimonial para diversas variações possíveis, pode ser arriscado. Ter uma avaliação atual do negócio lhe dará boas informações que o ajudarão a tomar melhores decisões de negócios.
#6 Financiamento
Uma avaliação objetiva geralmente é necessária quando você precisa negociar com bancos ou qualquer outro investidor em potencial para obter financiamento. A documentação profissional do valor da sua empresa geralmente é necessária, pois aumenta sua credibilidade para os credores.
#7 Vendendo uma participação em um negócio
Para os proprietários de empresas, a avaliação adequada do negócio permite que você saiba o valor de suas ações e esteja pronto quando quiser vendê-las. Assim como durante a venda do negócio, você deve garantir que nenhum dinheiro seja deixado na mesa e que você obtenha um bom valor de sua parte.